Porque devo substituir o fluido de travões?

A manutenção do sistema de travagem é um dos cuidados mais importantes para garantir a segurança no trânsito. Entre os componentes essenciais do sistema de travões, o fluido de travões desempenha um papel fundamental, apesar de muitas vezes ser negligenciado. Neste artigo, vamos ajudar a responder à questão “porque devo substituir o  fluido de travões”, os riscos de ignorar este procedimento e as vantagens que uma manutenção adequada traz para a segurança e desempenho do seu veículo.

Porque devo substituir o fluido de travões

O que é o fluido de travões e como funciona?

O fluido de travões é um líquido hidráulico que transmite a força exercida no pedal do travão até às pinças ou cilindros dos travões. Esta força é essencial para pressionar as pastilhas contra os discos ou os tambores, gerando o atrito necessário para abrandar ou parar o veículo. Em suma, o fluido de travões atua como o “meio” que liga a força do condutor à força que efetivamente trava o carro.

Para que o sistema de travagem funcione de forma eficaz, o fluido de travões precisa de ter certas características específicas, como alta resistência ao calor e à pressão, baixa compressibilidade e estabilidade química. Estas características asseguram que o sistema de travagem seja confiável e seguro, independentemente das condições.

Porque devo substituir o fluido de travões?

Com o passar do tempo, o fluido de travões pode degradar-se devido a uma série de fatores, principalmente à absorção de humidade. A maioria dos fluidos de travões é “higroscópica“, o que significa que têm uma tendência natural para absorver humidade do ar. Mesmo em sistemas fechados, pequenas quantidades de humidade podem entrar no sistema e ser absorvidas pelo fluido. Este fenómeno pode parecer inofensivo, mas tem impactos diretos na eficiência e segurança dos travões.

Efeitos da humidade no fluido de travões

  1. Redução do ponto de ebulição: Quando o fluido de travões absorve humidade, o seu ponto de ebulição diminui. Em condições de travagem intensa, o sistema de travões pode aquecer significativamente, e se o fluido estiver contaminado com água, pode alcançar rapidamente o ponto de ebulição. Isto resulta na formação de bolhas de vapor, que são compressíveis e reduzem a eficiência de travagem, o que leva à sensação de “pedal esponjoso” e à redução da capacidade de travagem.

  2. Corrosão dos componentes: A água presente no fluido de travões pode causar corrosão nas peças metálicas do sistema de travagem, como os pistões e cilindros. Com o tempo, a corrosão pode resultar em fugas, falhas e desgaste prematuro dos componentes, aumentando o custo de reparação e colocando em risco a segurança do veículo.

  3. Formação de depósitos: A contaminação do fluido também pode causar a formação de depósitos sólidos no sistema. Estes depósitos podem entupir linhas de travão, válvulas e outros componentes, comprometendo o funcionamento e a eficiência do sistema.

Quando devo substituir o fluido de travões?

Embora muitos condutores se lembrem de mudar o óleo do motor com regularidade, a substituição do fluido de travões é frequentemente ignorada. A maioria dos fabricantes de automóveis recomenda a substituição do fluido de travões a cada 2 anos ou 40.000 km, mas estes intervalos podem variar dependendo do tipo de fluido utilizado e das condições de condução.

É importante consultar o manual do proprietário do veículo para verificar o intervalo de manutenção recomendado pelo fabricante. Em situações de condução severa, como condução em montanha, trânsito intenso ou utilização de veículos de alta performance, pode ser necessário substituir o fluido de travões com mais frequência.

Como identificar se o fluido de travões precisa de ser substituído?

Embora a verificação regular por um mecânico seja a forma mais fiável de garantir que o fluido de travões está em boas condições, existem alguns sinais que podem indicar que o fluido está degradado:

  • Pedal de travão “esponjoso”: Se o pedal de travão parece menos firme ou “esponjoso”, isto pode ser um sinal de que o fluido está contaminado com humidade ou ar.
  • Aumento da distância de travagem: Se reparar que o seu carro demora mais a parar do que o habitual, pode ser um sinal de que o fluido está comprometido.
  • Luz de aviso dos travões: Em alguns veículos, uma luz de aviso pode acender-se no painel de instrumentos para indicar um problema com o sistema de travagem, incluindo possíveis falhas no fluido.
  • Inspeção visual: Alguns reservatórios de fluido de travões permitem verificar o nível e a cor do fluido. Se o fluido tiver um aspeto escuro ou sujo, isso pode indicar contaminação e a necessidade de substituição.

Vantagens de substituir o fluido de travões regularmente

A substituição do fluido de travões proporciona vários benefícios significativos para a segurança e desempenho do veículo:

  • Maior segurança: Com um fluido de travões novo e de qualidade, reduz-se o risco de falhas no sistema de travagem devido ao sobreaquecimento ou formação de bolhas.
  • Melhoria na resposta de travagem: Um fluido novo melhora a resposta do sistema, proporcionando uma travagem mais firme e previsível.
  • Proteção dos componentes: A substituição do fluido ajuda a prevenir a corrosão dos componentes metálicos do sistema de travagem, prolongando a sua vida útil e reduzindo os custos de manutenção.
  • Confiança na condução: Sabendo que o sistema de travões está em condições ideais, o condutor pode sentir-se mais confiante em situações de emergência ou em condições de condução adversas.

Escolher o fluido de travões correto

Existem vários tipos de fluido de travões, como DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1, sendo os mais comuns DOT 3 e DOT 4 para veículos de uso geral. A principal diferença entre estes tipos está no ponto de ebulição e na resistência ao calor. É essencial escolher o fluido de travões especificado pelo fabricante do veículo, pois a utilização de um fluido inadequado pode comprometer o desempenho do sistema.

  • DOT 3: Adequado para veículos de condução normal. Tem um ponto de ebulição adequado, mas é mais suscetível a absorver humidade.
  • DOT 4: Oferece um ponto de ebulição mais alto, sendo ideal para condições de travagem mais intensas.
  • DOT 5: Feito de base de silicone, não é higroscópico e é utilizado principalmente em veículos de alta performance ou clássicos. Não é compatível com sistemas de travagem concebidos para fluidos DOT 3 ou DOT 4.

Conclusão

A substituição regular do fluido de travões é uma medida simples mas vital para a segurança e desempenho do seu veículo. Ignorar este procedimento pode resultar em falhas de travagem, aumento do desgaste dos componentes e, mais importante, colocar a segurança em risco. Ao seguir as recomendações do fabricante e estar atento aos sinais de desgaste, garante-se que o sistema de travagem do veículo continua a oferecer uma performance fiável e segura.

A segurança ao volante começa com uma manutenção responsável. Não deixe para depois – a sua vida e a dos outros depende disso.

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