Filtros de habitáculo

Tal como o auto-rádio, o ar condicionado é hoje um equipamento sem o qual não conseguimos passar durante a utilização dos nossos automóveis. Para além do fator conforto, desempenha ainda um papel importante na segurança dos seus ocupantes, uma vez que a condução num habitáculo confortável se traduz em menor fadiga ou cansaço. Neste campo, o filtro de habitáculo desempenha um papel importante.

Agora, mais do que nunca, fala-se muito na proliferação de vírus, fungos e bactérias através dos sistemas de ar condicionado e climatização. No artigo abaixo, deixamos-lhe todos os cuidados que deve ter com o filtro de habitáculo do seu automóvel.

filtro de habitáculo

A utilização dos sistemas de ar condicionado gera, no entanto, alguma discórdia quanto às consequências na saúde para os ocupantes do espaço climatizado. Será que utilizar frequentemente o ar condicionado do carro pode aumentar o risco de doenças respiratórias? Vamos tentar encontrar uma resposta a esta questão, com alguns dados técnicos acerca do sistema de ar condicionado nos automóveis.

Temperatura e humidade relativa: respeitando o diagrama de conforto humano

Associamos normalmente os sistemas de ar condicionado e climatização, à sua capacidade de “produzir” frio. Na verdade, um dispositivo de climatização tem por objetivo arrefecer, mas também aquecer um espaço climatizado, seja ele num automóvel, ou no ar condicionado do seu escritório. Uma das formas de proteger a sua saúde, é utilizar o ar condicionado escolhendo uma temperatura dentro da faixa representada no diagrama abaixo.de conformo humano da OMS.

Outro fator determinante na proteção das vias respiratórias, é a humidade relativa. É sabido que o ar condicionado dos automóveis seca o ar (por isso sai água por baixo do carro quando o AC está em funcionamento). O ser humano não deve respirar ar nem muito seco, nem muito húmido.

Neste caso, para contornar a descida acentuada da humidade no habitáculo, deve fazer-se a utilização do sistema de ar condicionado, sempre que possível, com entrada de ar exterior (não utilizar a recirculação).

A recirculação do ar deve apenas ser utilizada quando se circula por ambientes suscetíveis de levar impurezas para dentro do habitáculo, como por exemplo nos pequenos trajetos citadinos poluídos, ou percursos fora de estrada.

O filtro de habitáculo

A primeira barreira de limpeza e purificação de todo o ar que entra no veículo, é o filtro de habitáculo. 

Neste capítulo, existem três tipos de filtros de habitáculo:

– Os filtros convencionais, fabricados à base de papel, onde ficam retidas partículas sólidas de poeira, e esporos;

– Os filtros de carvão ativo, que permitem ainda converter alguns odores que o atravessam, através de reações químicas provocadas pelos carbonos impregnados. 

Embora sejam mais dispendiosos que os filtros convencionais, os filtros de carvão ativo traduzem-se num conforto bastante superior durante a utilização do sistema de ar condicionado do seu carro.

– Os filtros Hepa (High Efficiency Particulate Air), que utilizam uma tecnologia que permite filtrar mecanicamente e captur 50 vezes mais partículas finas (0,3 mícron) do que um filtro de habitáculo convencional.

Sabia que utilizar o Ar Condicionado ajuda a purificar o ar?

Pois é! Contrariamente ao que muitos julgam, a utilização do sistema de ar condicionado purifica o ar dentro do habitáculo. Explicamos-lhe como. 

Ao atravessar o evaporador (radiador do sistema de ar condicionado que fica por debaixo do tablier), o ar exterior é arrefecido, e consequentemente desidratado. Esta água destilada é resultado da desumidificação do habitáculo, o que lhe permite retirar muitos dos fungos e bactérias do seu interior.

Esta é a segunda barreira de limpeza e purificação do ar que entra dentro do seu automóvel.

Quando devo substituir o filtro de habitáculo do meu carro?

Atualmente, quase todos os construtores de automóveis preconizam a substituição do filtro a cada revisão programada.

No entanto, recomendamos uma substituição mais frequente nos seguintes casos:

  • Veículos que façam muitos trajetos citadinos e pára-arranca, uma vez que a poluição atmosférica irá obstruir o filtro rapidamente, baixando-lhe a eficácia de filtragem e consequente passagem de partículas para o interior do habitáculo;
  • Veículos com utilização frequente em percursos de terra batida ou arenosos;
  • Veículos que circulem normalmente com mais passageiros no seu interior, pois estão mais sujeitos a contaminação provocada pela própria exalação dos ocupantes.

Nestes casos, recomenda-se sua substituição, no mínimo, anualmente.

Agora que o Verão se aproxima, nada melhor do que agendar um check up ao ar condicionado e substituir o filtro de habitáculo do seu carro!